VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PORTA PIVOTANTE

Se você quiser causar uma primeira impressão marcante em quem vai à sua casa, pode apostar sem medo na porta pivotante! Essa porta que é símbolo de sofisticação e elegância com certeza vai impressionar as suas visitas.

Aliás, com um design arrojado e funcionamento diferente das portas comuns, a porta pivotante pode ser usada tanto na entrada quanto dentro de casas e de espaços comerciais, podendo ser o complemento perfeito para deixar o seu projeto ainda mais bonito.

Foto: Pinterest

Vantagens da porta pivotante sobe outros modelos de porta

A porta pivotante oferece mais elegância e modernidade ao ambiente

Em um projeto de arquitetura contemporânea, pode ser difícil encontrar a porta certa. No entanto, uma porta pivotante de grandes dimensões abre muitas possibilidades em termos de arquitetura e decoração.

A porta pivotante pode adicionar muito à estética de um ambiente. Essa porta pode ser instalada para se alinhar a textura de uma parede ou para se destacar do restante da decoração. Não importa qual seja o estilo da arquitetura de uma sala, todo projeto pode se beneficiar de uma porta bonita e elegante. As linhas da porta pivotante são pouco intrusivas porque são limpas. Embora seja mais comum em salas, a porta pivotante também está se tornando uma escolha popular em áreas que para dão acesso ao espaço de lazer de uma casa.

A porta pivotante é estável

A principal vantagem de uma porta pivotante é a sua estabilidade. Todo o conjunto é suportado por um pivô no chão e por outro pivô no topo da porta. O funcionamento da porta pivotante é semelhante ao da de abrir. A diferença é que a pivotante usa um pino – chamado de pivô – em cima e embaixo da folha, em vez de dobradiças. Essa é uma das razões que tornam a porta pivotante mais elegante e moderna.

Isso faz com que a porta seja uma ótima alternativa para uma porta padrão, que é pendurada em uma moldura de porta com dobradiças. Esse quadro tem que suportar o peso da porta inteira. Se uma porta for realmente pesada, a estrutura deve ser reforçada para fornecer estabilidade ao conjunto.

Se você deseja uma porta mais robusta no seu projeto, a porta pivotante é uma boa resposta para possuir uma porta estável e segura. Se o mecanismo suporta portas rígidas, também é perfeito para portas feitas de materiais frágeis, como o vidro, um material sempre popular.

Outra vantagem: uma porta pivotante nem precisa de um quadro. Isso significa que você não precisa alterar o design original de um ambiente. Isso também significa que a porta não precisa de uma área tão grande quanto uma porta de vaivém.

Outra forte razão que torna essa porta mais sofisticada é a utilização de puxadores clássicos, além de diferentes tipos de materiais como madeira, metal e vidro que podem ser utilizados com bastante criatividade. Portas de metal e madeira são mais indicadas como portas de entrada de residências ou empresas, pois são mais fortes e resistentes. Já as de vidro, PVC e outros materiais mais frágeis normalmente são utilizadas em ambientes internos.

Outro fator que torna a porta pivotante atrativa é o fato dela ser bem maior do que uma porta tradicional – algo que está sendo bastante incorporado aos projetos arquitetônicos modernos.

Foto: Pinterest

A porta pivotante não apresenta ferragens aparentes

Na maioria dos modelos de portas de abrir e de correr é possível ver as ferragens das portas. No caso da porta de abrir tradicional, ficam expostas as dobradiças e a maçaneta. E no caso da de correr, fica exposto o trilho em cima da porta. E a exposição de ferragens torna o ambiente menos sofisticado e esteticamente menos agradável.

A porta pivotante, por outro lado, não expõe esta conexão da porta com o seu vão. O pivô fica dentro da folha e conexão dele com o batente não é visível.  A maçaneta é substituída por uma peça mais sofisticada e compatível com o tamanho da folha, um puxador embutido ou em alça.

Foto: Pinterest

Economia de espaço

No sistema de porta pivotante, quando a folha é aberta, parte dela é projetada para fora do ambiente. Esse sistema ajuda a economizar espaço e permite a inclusão de mais móveis e elementos decorativos ao ambiente.

Foto: Pinterest

A porta pivotante permite explorar melhor a fachada de um projeto

Diferentemente das portas de abrir e de correr, as portas pivotantes permitem explorar melhor a fachada do ambiente. Como elas possuem um design moderno e elegante e são, na sua maioria, grandes, possibilitam que arquiteto ou o decorador adicione elementos decorativos de vidro, metal ou madeira ao redor dos batentes. Assim, o design da fachada e do ambiente acaba ficando ainda mais sofisticado.

Devido a todos esses elementos, a porta pivotante é considerada por muitos a escolha ideal para ambientes que requerem um maior nível de elegância. O modelo contribui, inclusive, para valorizar o imóvel.

Mas, por terem um funcionamento diferente das portas de correr e de abrir, e devido ao fato de serem maiores, as portas pivotantes requerem cuidados especiais para desempenharem adequadamente o seu papel. Além disso, o sistema de porta pivotante deve ter uma folha rígida e de alta qualidade e o pivô deve ser altamente resistente, para que todo o conjunto não empene devido ao uso excessivo.

Desvantagens

A porta apresenta problema de vedação

Um ponto muito importante a ser observado em um projeto que inclua a porta pivotante é a questão da vedação. O modelo pode não possuir uma vedação adequada, o que prejudica o controle térmico, luminoso e acústico de um ambiente. Além disso, a vedação inadequada pode permitir a passagem de poeira e do vento.

Foto: Pinterest

A porta pivotante não tem o melhor aproveitamento do vão útil

Utilizar uma porta pivotante de pequenas dimensões na largura acaba sendo um fator que pode prejudicar em muito o vão útil de passagem de uma entrada principal de uma casa ou escritório por conta da perda ocasionada pela posição do eixo que movimenta a porta. O que ocorre é que nem todos os projetos preveem espaço suficiente para esta perda.

Para se ter um vão útil em torno de 900mm (90 cm) o ideal seria trabalhar com folhas de largura superior a 1050mm (1,05 m).

Foto: Arkpad

Outros pontos a considerar

Apesar dos pontos mencionados acima, hoje é possível utilizar praticamente todas as vantagens de uma porta pivotante em um projeto, mas com uma porta de abrir (porta de giro) e aproveitar melhor o espaço de abertura efetivo e ao mesmo tempo ter uma excelente vedação acústica e de luz, utilizando-se:

– Dobradiças invisíveis: em geral um par destas dobradiças suportam de 40 até 160 kg. Com a porta fechada não é possível visualizar a dobradiça em nenhum dos lados;
– Puxadores associados a fechaduras tipo rolete: em conjunto com a dobradiças invisíveis, puxadores e fechaduras roletes permitem que a porta tenha exatamente o mesmo design da porta pivotante, com exceção apenas do eixo de movimentação da folha. A diferença entre uma e outra porta de mesma dimensão e que utilizem o mesmo puxador seria apenas o eixo de movimento da folha da porta;
– Guilhotina corta ruído ou acústica: associada a vedação, que normalmente é feita por borrachas instaladas ao longo dos batentes / forras mais modernos nos três perímetros (pernas e cabeceiras), a guilhotina corta-ruído ou acústica é um acessório que fará a vedação da porta na sua parte inferior quando ela estiver fechada, preenchendo toda a folga inferior (geralmente entre 5 a 15 mm), permitindo para esta alternativa uma vedação eficiente em relação luz, som, vento e sujeira.

Agora você já sabe os pontos que tornam a porta pivotante a principal escolha da maior parte dos projetistas, mas também tem outras alternativas capazes de oferecer beleza aos ambientes, proporcionando uma decoração elegante e beneficiando a fechada de uma sala.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s