JAPANDI – O ESTILO QUE É TENDÊNCIA!

Qual é a atmosfera Japandi?


Para começar, Japandi vem da contração do Japão e da Escandinávia e essa palavra expressa bem o estilo que ela representa, deixe-me explicar …


O estilo escandinavo e japonês unem-se em muitos pontos, os dois são categorizados como minimalistas, com linhas limpas com muitos materiais naturais e tons suaves.


Para o estilo Japandi, vamos então casar o lado do bem-estar, o Zen e a estética japonesa com o lado caloroso e alegre do Escandinavo.


O objetivo é criar um espaço tranquilo, aconchegante e harmonioso, mas indo ao essencial, sem adicionar móveis ou decorações desnecessárias. É um estilo limpo, funcional e refinado que representa simplicidade e autenticidade.


Incorporando perfeitamente o “Menos é mais” (referência a Mies Van der Rohe), ele também toma o exemplo do estilo Wabi-Sabi que expressa o fato de encontrar beleza na imperfeição.

Tecidos:


Também aqui optaremos por materiais naturais como o cânhamo e o linho, seja para roupa de cama, cortinas ou almofadas. Se gosta de peças de couro, pode dar uns toques aqui e ali mas mantendo-se macios porque é um material bastante frio e procuramos acima de tudo conforto e um efeito aconchegante.

Cores:


O estilo Japandi clama por bem-estar, apaziguamento, então vamos escolher tons neutros e suaves, ou seja, suaves como o acastanhado ou azinhal.


As cores terrosas também são ideais, como marrom, cinza-carvão, camelo ou ocre.
Podemos optar por cores mais vivas, tons pastéis, branco giz …


E finalmente, para trazer um pouco de personagem, você pode adicionar toques de preto ou um azul meia-noite.

Móveis / objetos:


Todo o ambiente do Japandi é definido por uma decoração minimalista, as linhas são simples mas delicadas. Os quartos não estão sobrecarregados com móveis desnecessários ou com muitas decorações.


Encontramos móveis em madeira clara, como mesa e cadeiras, com linhas simples e levemente arredondadas. Uma mesa de jantar com bancos de madeira crua também serve e traz mais autenticidade. Você também pode encontrar móveis em “ripas” de madeira ou chuteira que vão lembrar um pouco mais o estilo japonês, também vamos vê-lo em parte de uma parede, como divisória ou como cabeceira da cama.


Também pode optar por arrumação em madeira escura ou com acabamentos lacados.
Em relação aos objetos, vamos preferir o que é ou o que faz artesanato, mas também objetos macios e bonitos de se ver, lembre-se do espírito Wabi-Sabi!


Encontraremos decoração de papel como castiçais, luminárias e objetos de cana que também têm seu lugar no estilo Japandi!

Plantas:


Algumas plantas sempre adicionam um pouco a mais aos nossos interiores, mas, novamente, não abusamos delas, permanecemos macios!


Opte por plantas verdes, como Yuka ou Bonzai.


Você também pode escolher grandes ervas silvestres para colocar em um bonito vaso de grés ou até mesmo integrar um galho de cereja em um copo e colocá-lo sobre uma mesa ou aparador.

Iluminação :


Traremos luz com apliques ou suspensões bastante simples, em black metal com globos de vidro branco por exemplo. Você também pode acentuar o efeito japonês com suspensões de papel ou com lâminas de cana.


Se você se apaixonou por luzes pendentes como lanternas tailandesas, pode mantê-las porque também funcionam muito bem.

As 8 regras a serem lembradas:


– Matérias-primas naturais e brutas
– Acabamentos lacados
– madeira clara
– Tons neutros e suaves
– Linhas limpas e delicadas
– Associação de materiais
– Artesanato
– Minimalismo

Gostou do estilo Japandi ? Você vai adotar ou não?

Vejo você em breve !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s