Divertido, romântico, purista, ornamentado, tradicional: um lustre pode ser encontrado em uma diversidade de estilos e seu visual pode influenciar drasticamente no aspecto da decoração. Por isso, o lustre é um tipo de luminária que deve ser escolhido com atenção e carinho.
Assim como todos os móveis e acessórios para a casa, existem diversos modelos de lustre, cada um adequado a universos particulares de decoração – uns são grandes e marcantes, enquanto outros podem ser menores e sóbrios. A escolha do lustre certo irá depender do gosto pessoal mas, principalmente, do estilo adotado no ambiente. Confira as dicas abaixo para escolher o lustre perfeito para sua casa!
Onde Colocar um Lustre
Lustres – também conhecidos como pendentes – são considerados reis quando o assunto é iluminação. Além disso, o lustre é visto como uma peça luxuosa, especialmente quando feito de vidro ou cristal.
O lustre ou pendente é uma luminária marcante e impressionante, independente de seu tamanho. Por ser uma verdadeira declaração de estilo, precisamos considerar o tamanho do cômodo antes de comprar um lustre. Na sala de estar ou no quarto, por exemplo, é necessário avaliar qual o centro exato do local, posicionando o lustre de forma que atraia todos os olhares para cima.
Lustres grandes e compridos são recomendados para ambientes com pé direito alto, típico dos edifícios mais antigos. Por se tratar de uma lâmpada pendurada, o lustre pode ter a sua altura regulada. Isso faz com que alguns modelos também sejam ideias para ser suspensos sobre a mesa da sala de jantar.
O hall de entrada é outro cômodo que pode ser adornado com um bonito lustre. Como a decoração desses ambientes é mais despretenciosa, é permitido escolher modelos mais chamativos, já que o lustre não irá competir com os detalhes de outras partes do mobiliário.
No quarto de casal ou quarto de solteiro, o lustre cria uma atmosfera romântica e alegre, tornando as noites de sono mais agradáveis e especiais.
Lâmpadas
Dependendo do modelo de lustre, a lâmpada ou conjunto de lâmpadas pode variar. Normalmente, um lustre não é apenas um acessório estético, devendo cumprir sua principal tarefa: fornecer luz e iluminar o ambiente.
Com base nisso, a escolha das lâmpadas adequadas é essencial. Há lustres rústicos que são equipados com velas, mas esses são cada vez mais raros. O mais comum é encontrar modelos de lustre que comportam luzes convencionais ou, em versões mais modernas, como as lâmpadas de LED. Elas podem ser adquiridas em qualquer loja de material elétrico e o preço varia de acordo com o tamanho, modelo e eficiência energética. Na dúvida, visite algum site especializado em iluminação e consulte com antecedência as variações de lâmpadas disponíveis para lustres e iluminação de interiores. Dessa maneira, sua escolha será muito mais acertada.