Se a idéia é cultivar hortaliças e temperos em casa, a escolha do local e das espécies, o preparo do solo, a drenagem da terra e o cuidado com as pragas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde. Veja as dicas.
Para programar uma horta, nem é preciso dispor de espaço. Você pode usar o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos: a partir da esq., capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. O trato é simples, bastam 4 horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam.
A dica antes de plantá-las na pá para cereal (foto) ou em qualquer outro recipiente é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais as espécies.
Um vaso com boa drenagem exclui um dos problemas fatais para as ervas e os temperos: o apodrecimento da raiz. (1) Na hora de plantar a espécie eleita, a sugestão é valer-se de um vaso impermeabilizado e com furo no fundo, terra adubada, argila expandida e areia. (2) A argila deve ser colocada no fundo do vaso para conter a terra e evitar o entupimento do furo. (3) A areia é posta sobre a argila expandida. O material filtra a água, como a manta de poliéster, mas sai mais em conta. (4) Por fim, tire a espécie da embalagem plástica, centralize-a no vaso e complete com terra. Regue-a para assentá-la e, se preciso, acrescente mais terra.
Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies, portanto deve ser plantada sozinha, assim como a salsinha. O que se usa mais é melhor ter em vaso separado, também.
Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.
Separei umas idéias de horta, para vocês colocarem em prática!
Nada como temperos frescos. Tenho alguns e são meu xodó.
CurtirCurtir