Já ouviram falar do quarto montessoriano? O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria montessori e privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado. Para ela o quarto das crianças deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance. Aqui vão algumas dicas pra montar um quarto montessoriano.
Quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade.
- O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar.
2. As fotos, quadros, espelhos, objetos e brinquedos devem estar à altura do olhar da criança.
3. O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão.
4. A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Essas 4 dicas são básicas para criação de um quarto montessoriano, agora uma seleção de quartos para se inspirarem.
Lembre-se: esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.